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Alho: Ingrediente para a Saúde

Alho: Ingrediente para a Saúde

O alho é o ingrediente com o sabor mais forte na família da cebola, do qual faz parte. Presente há pelo menos 5.000 anos na dieta da humanidade, foi um importante item no cardápio na antiguidade, no Egito, em Roma e na Grécia. Para um vegetal tão pequeno, o alho (Allium Sativum), tem uma grande, e bem merecida, reputação e pode transformar qualquer refeição numa saudável e aromática experiência culinária. A alicina e outros compostos sulfurosos são responsáveis pelo forte odor do alho e por suas propriedades funcionais. Nos últimos anos os cientistas começaram a estudá-lo mais intensamente. Muitas pesquisas enfocam os efeitos do alho no colesterol e na pressão arterial e indicam que a alicina, a substância química que se forma quando ele é esmagado, reduz os níveis de colesterol e promove a diminuição da pressão arterial graças à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue.
 
Os benefícios do alho podem ser atribuídos a sua ação antioxidante, minimizando os radicais livres, uma vez que os mesmos são altamente reativos, prejudicando a estrutura celular e o funcionamento normal do metabolismo da célula. O alho ainda tornaria menos provável a agregação das plaquetas (as células envolvidas na coagulação sangüínea) e a sua aderência às paredes das artérias, minimizando a chance de uma complicação cardíaca. Há evidências de que ele dissolve as proteínas formadoras de coágulo, minimizando assim o desenvolvimento da placa aterosclerótica (formação de placas nos vasos sanguíneos). Além disso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, deixando nosso organismo menos susceptível a infecções.

Com tantos benefícios, vale a pena colocar o alho na sua alimentação e contribuir para a saúde do seu organismo.

Extraído e adaptado de:
http://www.alimentacaosaudavel.org/alho.html
https://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/alho.aspx
http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/alho.php

 

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