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Magnésio para a Saúde!

Magnésio para a Saúde!

A baixa ingestão de magnésio é bastante comum no Brasil, visto que a maior parte da população consome uma dieta rica em alimentos industrializados e pobre em alimentos in natura, importantes fontes desse mineral. A deficiência de magnésio está relacionada a uma série de problemas para o organismo. No sistema cardiovascular, a falta deste mineral leva a uma progressiva contração das artérias coronarianas, o que diminui a quantidade de oxigênio para o coração. Além disso, a falta do magnésio reduz a produção do óxido nítrico, que atua no relaxamento dos vasos sanguíneos. Essas alterações irão gerar maior esforço para o músculo cardíaco, provocando aumento da pressão arterial e contribuindo para o aparecimento de dores no peito, arritmias cardíacas, hipertensão e infarto agudo do miocárdio.

Outra grande ação do magnésio no organismo é a manutenção de ossos fortes e saudáveis. Uma dieta pobre em magnésio diminui o número de osteoblastos, as células do osso responsáveis pelo aumento da densidade mineral óssea; e ainda aumenta o número de osteoclastos, células relacionadas com a perda de massa óssea. Além disso, o magnésio atua fixando o cálcio nos ossos, reduzindo o risco de calcificação de veias e artérias. Dessa maneira, sua deficiência pode contribuir para uma diminuição do crescimento ósseo. Ele também está relacionado ao sistema imunológico, sendo um nutriente necessário para a função normal das nossas células de defesa, influenciando na resposta imune do nosso organismo. Pesquisas mostram que a restrição dietética de magnésio provoca aumento dos níveis circulantes de citocinas pró-inflamatórias (IL-6 e TNF-α) e inflamação.

Dessa forma, o magnésio é um dos minerais mais importantes para a nossa saúde e bem estar. Para evitar a deficiência de magnésio e suas consequências, necessita-se o consumo diário de alimentos ricos neste mineral. Os vegetais verdes escuros como a couve, espinafre e a salsinha e sementes oleaginosas como a castanha do Pará e a castanha de caju são alimentos que contêm uma boa quantidade de magnésio. Assim, para reduzir os riscos de doenças e manter o equilíbrio de seu organismo, procure sempre o acompanhamento de um nutricionista para orientações individualizadas.

Extraído e adaptado de: https://www.vponline.com.br/portal/visualizar.php?id_noticia=166

 

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