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Ômega 3: Nutriente essencial

Ômega 3: Nutriente essencial

O ômega 3 é considerado um ácido graxo essencial, ou seja, é fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo e nós não temos a capacidade de produzi-lo.

Existem 3 formas de ômega 3 que são: ácido alfa linoleico (ALA); ácido eicosapentanoico (EPA) e ácido decosahexaenoico (DHA). O primeiro de origem vegetal (alguns grãos integrais e óleos vegetais) e os dois últimos de origem animal (óleo de peixe e peixes de águas frias e profundas).

O consumo de fontes de ômega 3 trazem vários benefícios para a saúde, como diminuir os riscos de doenças cardiovasculares; modular os quadros inflamatórios;  participar na imunomodulação; estímulo à liberação de insulina; participação no crescimento e desenvolvimento fetal e neuronal; estimula a saciedade; auxilia na prevenção de doenças crônicas, melhora da força e resistência na atividade física.

Em se tratando do seu papel antiinflamatório é importante saber que está associado a melhora de algumas condições, como na doença inflamatória intestinal; na depressão; na artrite; na dermatite atópica; algumas alergias e dislipidemias (principalmente na redução de triglicerídeos).

A falta do ômega 3 acarreta principalmente em problemas neurológicos e visuais, devido às membranas celulares se constituírem deste ácido graxo.

Na gestação é fundamental que a mãe consuma alimentos fonte ou utilize suplementos de ômega 3, porém com maior teor de DHA, que é responsável pela formação cognitiva e desenvolvimento neuronal do bebê.

O Ômega 3 pode ser encontrado em alguns alimentos, tais como: Sardinha, Arenque, Salmão, Atum, Sementes de Chia, Sementes de linhaça, nozes e etc.  Também pode ser encontrado na forma de suplementação, se tornando uma boa opção. A suplementação com um ômega 3 de boa qualidade deve ter as seguintes características: ser vendido em embalagem escura que não deixe passar luz para dentro da embalagem e ser livre de contaminação por metais pesados.

 

Em caso de dúvidas, procure sempre seu nutricionista ou outro profissional de saúde para lhe acompanhar e aposte nos alimentos ricos nesse nutriente para uma melhor qualidade de vida.

 

Extraído e adaptado de: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-omega-3/

http://nutrifernanda.blogspot.com.br/

 

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