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Vitamina D e ômega 3 na definição muscular

Vitamina D e ômega 3 na definição muscular

A vitamina D e o ômega 3 têm como uma de suas principais atribuições o efeito anti-inflamatório e imunomodulador, ou seja, ajudam nosso organismo a lidar melhor com as mudanças que ocorrem durante a adaptação ao exercício, contribuindo para maior rendimento e maior recuperação muscular (inclusive com menor sensação de dor muscular). Com este equilíbrio, nosso organismo responde melhor aos estímulos provocados pelo exercício, e, consequentemente, o ganho de massa muscular e definição são favorecidos. O ômega-3, ainda, é essencial para a integridade das células, inclusive as musculares.

Alguns estudos científicos mostram que níveis adequados de vitamina D estão associados a maior performance (rendimento e força muscular principalmente) e que sua deficiência pode limitar o rendimento no esporte. O ômega-3 e a vitamina D também estão envolvidos nas funções cardiovascular e respiratória, que estão intimamente relacionadas com maior capacidade de realização de exercícios (capacidade cardiorrespiratória – circulação sanguínea e fôlego), principalmente aqueles de alta intensidade.

Os alimentos que possuem maior concentração destes nutrientes são principalmente os peixes e algas marinhas. O ômega-3 ainda pode ser encontrado nas sementes de chia e linhaça, nozes e castanhas. E a vitamina D em alimentos como ovo, leite, fígado e queijos. A suplementação pode ser necessária em alguns casos em que haja maior risco de deficiência ou necessidade orgânica aumentada em decorrência de alguma particularidade, idade, doença ou estado fisiológico. Lembrando que é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável e buscar um profissional com o objetivo de complementar o aporte desses nutrientes.

Então se você pratica atividade física, vale a pena colocar no seu prato e na sua vida estes alimentos e assim aumentar seu rendimento e melhorar sua saúde como um todo.

Extraído e adaptado de:

https://www.vponline.com.br/portal/noticia/266/vitamina-d-e-omega-3-para-a-definicao-muscular

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