Matérias

Vitamina D: Nutriente importante para a saúde

Vitamina D: Nutriente importante para a saúde

A literatura sugere que o principal papel da vitamina D é atuar no metabolismo do cálcio e na manutenção da mineralização óssea. Porém, vários estudos têm mostrado a sua importância em doenças crônicas como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla. A vitamina D está envolvida na secreção de insulina e sua deficiência pode alterar a função das células do sistema imune levando a um perfil mais inflamatório e a múltiplos fatores de risco metabólico, podendo ocasionar o surgimento de patologias. As duas formas de vitamina D são a vitamina D3 (colecalciferol), sintetizada na pele após a exposição solar, e a vitamina D2 (ergocalciferol), obtida pela irradiação das plantas e alimentos. Tanto o colecalciferol como o ergocalciferol devem ser metabolizados para gerar a forma ativa da vitamina, o calcitriol.

A produção de vitamina D com poucos minutos de exposição solar excede facilmente as fontes alimentares. Como exemplo, a exposição solar por 30 minutos no verão é capaz de produzir 20.000UI de vitamina D, o equivalente a 200 copos de leite. Pode haver necessidade de suplementação de acordo com alguns fatores que limitam a conversão da vitamina e favorecem a deficiência na população, tais como: idade, pigmentação da pele (negros sintetizam menos vitamina D), uso de protetor solar e roupas, estilo de vida atual (escritórios, poluição) e localização do país distante da linha do Equador. O que devemos considerar, é que a vitamina D não é milagrosa no tratamento das doenças relacionadas acima, nem deve ser medida única de tratamento na prática clínica. Há estudos que observaram as correlações da vitamina D no tratamento destas doenças, porém, há a necessidade de mais estudos para verificar as implicações ao logo do tempo, assim como os resultados. Vale ressaltar que a deficiência de qualquer nutriente pode levar ao desequilíbrio do organismo acentuando ou ocasionando diversos distúrbios, sendo de extrema importância a avaliação individual do estado nutricional preconizada pela Nutrição Funcional.

Uma maneira de prevenção da deficiência da vitamina D é a exposição solar de maneira segura, que deve ser incentivada a fim de melhorar os índices de deficiência na população, assim como o monitoramento e tratamento de pessoas com deficiência da vitamina, além de uma alimentação rica em nutrientes.

 

Extraído e adaptado de:

https://www.vponline.com.br/portal/visualizar.php?id_noticia=186

Voltar

Produtos relacionados