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Vitaminas: Conheça mais sobre elas!

Vitaminas: Conheça mais sobre elas!

Vitaminas são compostos orgânicos essenciais para todos os processos do corpo, devendo ser ingeridas através da alimentação, pois não são sintetizadas pelo organismo. Possui funções em todos os aspectos da saúde, principalmente no crescimento e sistema imunológico.São usualmente classificadas em dois grupos, de acordo com suas características, as lipossolúveis e hidrossolúveis.

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS (A,D,E,K)

Vitamina A
Desempenha papel essencial na visão, desenvolvimento ósseo e no sistema imunológico. A deficiência pode deprimir o sistema de defesa do organismo, aumentando a susceptibilidade à infecções. E ainda pode levar à problemas de visão e provocar alterações na pele.
Fontes alimentares:
Cenoura, abóbora, fígado, espinafre, melão, batata doce.

Vitamina D
Essencial para o crescimento e desenvolvimento normal, importante para formação de osso e dentes. A deficiência de vitamina D pode levar à má formação óssea (raquitismo) e enfraquecimento de ossos e dentes.
Fontes alimentares:
Manteiga, gema de ovo, fígado, leite e derivados e alimentos enriquecidos.

Vitamina E
É um excelente antioxidante. Previne danos na membrana celular e aumenta a absorção de Vitamina A, além de proteger as hemácias (células do sangue). Ainda atua na manutenção do tecido epitelial.
Fontes alimentares:
Alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção em cereais como trigo e a aveia. Alimentos de origem animal apresentam pequenas quantidades, com exceção do fígado e leite de vaca que representa melhor fonte do que o leite materno.

Vitamina K
Auxilia na produção de protrombina, um composto necessário na coagulação sangüínea normal. O processo de coagulação sangüínea é extremamente dependente de vitamina k, porém, em grande quantidade pode ser tóxica ao organismo.
Fontes alimentares
Brócolis, repolho, couve, espinafre, nabo.

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS (Vitaminas do complexo B e Vit. C)

Vitaminas do complexo B
É importante no metabolismo geral, atuando na produção de energia e de forma geral no metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos.
Fontes alimentares:
grãos integrais ou pães, cereais enriquecidos, germe de trigo, carnes magras, peixes, amendoins, leite e derivados e algumas verduras e frutas.
Vitamina C
Ajuda na formação de proteínas, melhora a absorção de ferro, aumenta a resistência às infecções, importante na resposta imune e na cicatrização de feridas.
A deficiência de vitamina C pode levar à retardo da cicatrização, maior susceptibilidade à infecções e diminuição da resistência imune.
Fontes alimentares:
Kiwi, laranja, limão, couve, brócolis.

Fique atento às principais fontes vitamínicas e não deixe faltar nenhuma delas na sua alimentação. Sua saúde agradece.
Extraído e adaptado de: http://www.rgnutri.com.br/sqv/criancas/vitaminas.php

 

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